Mulher em Construção

Lançado projeto de crowdfunding para oficina de formação de mulheres, com doações a partir de R$ 5,00

Capacitar a mulher para entrar numa área tipicamente masculina, a construção civil, oferecendo um curso de 180 horas com formação completa, além de empoderá-la a lidar com pedreiros e até mesmo fazer as próprias reformas em sua casa. Esse é o objetivo da oficina Cimento & Batom, promovida pela OSC Mulher em Construção, que está lançando uma campanha de crowdfunding pela plataforma Juntos.com.vc para viabilizar o curso a 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Mulher em Construção foi criada a partir de um projeto piloto em 2006 em Canoas (RS) para dar oportunidade a mulheres em situação de vulnerabilidade social a conscientirazem-se da sua capacidade e dos seus direitos como mulher, tendo a possibilidade de acessar um mercado de trabalho mais digno. Desde então, a OSC vem disseminando sua metodologia em cursos de formação profissional para mulheres em parceria com organizações do primeiro, segundo e terceiro setores interessados em promover abertura de espaços para a inserção da mulher na construção civil. A associação já capacitou mais 4000  mulheres nas especialidades de pedreiras, pintoras, azulejistas, ceramistas, eletricista e hidráulica. Desenvolvidos  por profissionais ativos na área, os cursos acontecem em locais que necessitam de reparos e são focados no diálogo e prática entre professores/as e alunas.

Esta capacitação promovida pelo crowdfunding será realizado com aulas teóricas e práticas sobre construção civil e também irá abordar questões de gênero, tolerância, respeito das diferenças individuais e desenvolvimento de consciência social crítica. “Queremos que as mulheres entrem lado a lado com os homens no mercado de trabalho. Nossa maior alegria é quando ela leva para casa o alimento da família com o dinheiro do seu trabalho e conquista sua autonomia e dignidade. É esse empoderamento que faz com que diminua a violência doméstica”, comenta Bia Kern, fundadora da ONG.

Exemplos de empoderamento feminino não faltam entre as alunas e ex-alunas da ONG. Ana Maria Pereira, 46 anos, participou de seu primeiro curso na ONG em 2010 e desde lá não parou mais: “Fui bastante criticada quando contei em casa que tinha me inscrito para um curso de construção civil, pelo meu marido, meu cunhado, mas aquilo me fortaleceu mais, pensei ‘vou fazer porque quero fazer’, e hoje sou instrutora na Mulher em Construção”. Cinara Ribeiro Frutuoso, 37 anos, estava desmotivada e sem perspectiva, até fazer o curso da OSC. “Sabe como é acordar sabendo que o dia vai ser igual ao de ontem? Era assim que eu me sentia desempregada. Como operadora de telemarketing, eu ganhava no máximo R$ 600. Hoje como ceramista e azulejista ganho mais que meu marido que trabalha com comércio exterior.”

Serviço:

Campanha de crowdfunding Cimento & Batom, da OSC Mulher em Construção

Objetivo: oferecer um curso completo de formação em construção civil a 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social

Valor necessário: 70 mil reais

Link: http://juntos.com.vc/pt/cimentoebatom

SIGA-NOS

Contato

(51) 995.322.802
sejaparceiro@mulheremconstrucao.org.br

CNPJ 09.676.204/0001-11

 

Bluelephant © 2017